Uma rede doméstica é simplesmente um meio para permitir que os computadores se comuniquem uns com os outros. Este tipo de rede também é indicado para pequenas empresas que não necessitam de grande estrutura. Se você tiver 2 ou mais computadores, uma rede permite que eles compartilhem:
- arquivos e documentos;
- uma conexão com a Internet;
- impressoras, scanners e outros aparelhos.
Os diferentes tipos de rede usam hardwares diferentes, mas todos eles têm os mesmos componentes essenciais:
- mais do que um computador;
- hardware (como um roteador) e software (do sistema operacional) para coordenar a troca de informações;
- um caminho para as informações seguirem de um computador para outro.
Os dois tipos de rede doméstica mais populares são as redes sem fio e Ethernet. Em ambos os tipos, o roteador faz a maioria do serviço direcionando o tráfego entre os dispositivos conectados. Conectando um roteador à sua DSL de dial-up ou modem a cabo, você também pode permitir que múltiplos computadores compartilhem uma conexão com a Internet.
Numa rede sem fio é muito comum o sinal ser forte onde o roteador está instalado e fraco nos demais ambientes. Quanto mais barreiras físicas estiverem entre o roteador e o local onde se deseja obter sinal de rede sem fio, mais fraco será o sinal. Para resolver este problema é possível a instalação de um segundo roteador que vai retransmitir o sinal do primeiro e aumentar o alcance da rede sem fio.