Todo mundo quer um computador rápido, ninguém gosta de esperar o sistema carregar para poder navegar na Internet ou rodar aquele jogo favorito.
É o caso do proprietário desse Notebook Asus Core i5 K45A com 6 gigabytes de Memória RAM e 500 gigabytes de Disco Rígido. Uma máquina boa, com um desempenho acima da média, não fosse pelo Disco Rígido que usa.
Esta máquina em especial é usada para jogos. Pela conversa com o dono, são praticamente 16 horas de uso diário. Resultado, de repente, tudo ficou muito lento, mais lento do que o suportável.
Retirando o HD do notebook para análise, o resultado foi o seguinte: BAD BLOCK
Existiam duas opções, instalar um novo Disco Rígido Mecânico com capacidade equivalente ou instalar um Disco de Estado Sólido ou SSD. Depois de explicado do que se tratava e por ser muito mais rápido, o cliente optou pelo SSD.
O SSD é um novo tipo de dispositivo de armazenamento para computadores que usa tecnologia flash, ou seja, no lugar de um disco rígido comum com pinça e cabeça de leitura, são usados chips de memória flash, similar aos usados em pendrives. A grande vantagem é que as informações são acessadas quase que instantaneamente, o aquecimento e o peso são reduzidos drasticamente.
Exitem vários tipos de SSD no mercado, com diferentes tipos de tecnologia usada nos chips de memória. Ainda é uma tecnologia relativamente cara, mas se a capacidade de armazenamento não for um problema, digo se você não precisar de um HD com muito espaço, fica ótimo.
Foi escolhido o SSD PLUS da SanDisk com capacidade de 120gb.
Na prática é usado como se fosse um HD normal. Não exige nenhum cuidado adicional para ser usado.
O Sistema Operacional escolhido para instalar nesse SSD foi o Windows 8.1 Professional, edição de 64bits.
Depois que o sistema e todos os drivers de dispositivo foram instalados, esta máquina ficou realmente muito rápida. Literalmente é apertar o botão de ligar e usar.
O Sistema de Arrefecimento precisou de manutenção. Estava pedindo socorro!
Devido o Sistema de Arrefecimento estar com muita poeira acumulada, a refrigeração do processador não estava adequada, por isso também foi feita a substituição da Pasta Térmica do processador.
Esta máquina foi desmontada na hora certa, do jeito que estava não ia muito longe.
Se você tem um computador de mesa ou notebook que gosta mais já é meio antigo, digo antigo sem avacalhar, com pelo menos uns 3 gb de memória ram e um processador dual core, compensa muito instalar um SSD, sua máquina vai renascer.