Um HD Externo é a opção mais comum para armazenamento de dados com uma boa margem de segurança. Quem não quer levar seus arquivos mais importantes, fotos e até mesmo filmes para serem acessados no sítio, onde recursos como TV a Cabo e Internet muitas vezes não chegam. O HD Externo é ideal para essa situação.
Sem rodeios, se você for comprar um HD Externo com uma capacidade mediana, tipo uns 500gb por baixo você vai pagar uns R$ 300,00 e os valores começam por ai, quanto maior a capacidade mais caro vai custar.
Agora, lembra daquele Notebook Positivo que deu pau na placa mãe e ta encostado em cima do guarda roupas? Ou aquele DVR que queimou na última tempestade? Pois bem, tanto o Notebook quanto o DVR possuem um HD, é claro que o do Notebook vai ser 2,5″ e o do DVR de 3,5″.
Antes de mais nada, desmonte o aparelho que tem o HD e instale num PC comum e rode um programa de teste para ver se este HD está bom para ser usado, se estiver bom, você já tem um HD Externo em mãos, agora só é preciso um CASE pra colocar o HD dentro.
Usar um case é importante porque vai facilitar muito o uso do HD, com ele a dificuldade de uso não vai ser maior do que a de um pendrive, já que conexão vai ser feita via porta USB. Dê preferência para os CASES que possuem conexão USB 3.0, este tipo de conexão é mais rápida e por isso pode te economizar algumas horas quando estiver trabalhando com arquivos grandes.
Um detalhe importante é que os CASES para HDs de 2,5″ normalmente não precisam de alimentação de energia externa, é só plugar o cabo USB em alguma porta que o Sistema Operacional já reconhece. Já os CASES para HDs de 3,5″ além do cabo para conexão USB utilizam uma pequena fonte e 12v.
O custo de um bom CASE, tanto para HD de 2,5″ quanto para HD de 3,5″ deve girar em torno de R$ 150,00. Caso você não queira gastar com o CASE, para economizar mais ainda você pode ligar o HD Externo diretamente na placa mãe do seu computador de mesa, já pra usar com um notebook vai dar um pouco mais de trabalho e vai ser preciso o uso de um adaptador e talvez até uma fonte de energia externa.
Depois que o HD já estiver instalado no CASE é só formatar e usar normalmente para guardar os seus arquivos. Para formatar o HD Externo é importante apagar as partições existentes no disco e criar uma nova, usando o espaço total disponível. Você pode fazer isso usando o programa DISKPART com o comando CLEAN, depois é só formatar com o comando FORMAT FS=NTFS, não se esqueça de usar o comando ASSIGN para definir uma letra para unidade.
Uma dica importante, ligue o HD Externo somente se for usá-lo, assim você evita desgaste desnecessário e ele vai durar muito mais.